Pesquisar neste blogue

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Vale a pena fazer o curso de vigilante em Portugal

Há milhares com o cartão de Segurança no inactivo, e o nº aumenta cada vez mais de ano para ano,  isto está feito de maneira a saturar o mercado e a aumentar a precariedade no sector, a realidade é que há mais procura do que oferta de trabalho na área.

A Segurança Privada mexe com milhões, e o que está a dar é ser dono de um centro de formação da especialidade, senão vejam, por exemplo: 
se um centro de formação conseguir 6 turmas num ano, com o mínimo de 15 formandos, formandos esses que quando acabar a formação de especialidade Vig ou SPR, serão aconselhados a tirar as especialidades de ARE e ARD, sem falar nas atualizações dos cartões de 5 em 5 anos, é só fazer as contas e ver que isto não passa de um negócio de milhões.
Nem as empresas de segurança privada que ministram formação na área absorbem os seus formandos na totalidade....

Até 2015, quando a fiscalização não tinha apertado na área da Segurança Privada, muitas centros funcionavam á margem da lei (e ainda os há assim  hoje em dia a funcionar), pagavasse pelo cartão sem nunca ter assistido a uma única aula.

Muitos chegam a estes centros de formação, ou porque alguém dentro da área os encaminhou, ou foram encaminhados por alguém que lhes facilitará a entrada nesta área e por fim, há aqueles que vêm iludidos de que será fácil entrar no mundo da Segurança, mas com o tempo irão constatar que não será assim tão fácil, muitos queimarão bastante dinheiro sem ver retorno.

90% do pessoal que está na Segurança Privada entra por conveniência (cunhas) e não por mérito
10 % entra porque tiveram uma oportunidade e souberam aproveitá-la

Há empresas que:
- são caloteiras
- cobram ilegalmente pelo fardamento... 
Outras que têm supervisores ou chefes marca reles... 
Por lei devias trabalhar 8 h/dia, mas ilegalmente fazes 12h ou mais (chamam-lhe a isso horário concentrado.......só assim se explica apresentar orçamentos mais baixos para ganhar o posto
- um efectivo + dinheiro em caixa.
O vigilante não têm hora para almoçar, tem de comer ás escondidas....
Atualmente se fizeres horas a mais não te pagam, vão para banco de horas...   
A índividuos que pagam pela licença de uso alvará de uma empresa e depois ficam a dever ao pessoal que para eles trabalhou...
Em comparação com outros países, a lei não nos protege...e um infindável nº de outras situações.

Há ofertas que nunca se irão saber, se não se estiver dentro da área, há muito serviço que não vai para a net-empregos...

E com o tempo alguns terão de se virar para outras áreas, pois há contas para pagar e ninguém vive do ar, outros desempenharão uma outra profissão noutra área, (os da casa ou com mais antiguidade e confiança) irão fazendo uns part-times e outros serão chamados apenas quando houver fartura e se lembrarem deles.







22 comentários:

  1. É o caso da sov. Há muitos vigilantes que trabalham sem contrato de trabalho, pagam as horas noturnas como se fossem horas extraordinárias. O chefe da sov no porto afirmou prefirir mais vigilantes bonitos aos restantes privilegiando mais o aspeto físico do que o moral. Em portugal não compensa ser vigilante por lado são mal pagos e por outros favorecidos os que têm cunhas e não as competências. A direção da segurança privada/PSP devia ser reformulada por falta de ética social quando uma pessoa telefona para aquele organismo ninguém atende o telefone. Chego ao ponto de perguntar para que serve aquele serviço estatal senão para receber medalhas. Se tiver algum problema relacionado com a segurança mais vale escrever ao MAI diretamente. Aconselho tudo a obter o cartão internacional de segurança (o Body Guard). Tem mais saída de emprego a nível internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é funcionário da empresa de segurança para fazeres publicidade do cartão (Body Guard).

      Eliminar
    2. Trabalho na sov e tudo certinho!

      Eliminar
  2. Meu caro jose pires, são todas, isso já é um mal social, pois não há fiscalização do trabalho, que seja isenta e que se faza de supresa.
    pelo que me contaram vários colegas, não sou eu a dizer, muitos só entram nestas empresas com Cunhas.
    Nessa dita empresa disseram a um colega que estava difícil colocar novo pessoal, passado pouco tempo, esse mesmo colega viu que tinham colocado, um vigilante que há poucos meses estava na Charon, claro que ele ficou chateado e com razão, dizerem-lhe que não estavam a meter pessoal, e acontecerem situações destas, qualquer pessoa desconfia.
    Quanto a esses supostos «chefes», não sabem o que é a vida, de facto essa empresa aqui na minha zona, só tèm pessoal jovem, agora, não tenhos os gostos dessa suposta chefia, para achar se são bonitos ou não.
    O sector da vigilância têm um sindicato que é o STAD

    http://www.stad.pt/

    nele podem denunciar as essas empresa mediocres, que não pagam horas extras, e abusam dos vigilantes, pois permanecer calado é apenas dar razão há precariedade neste sector.

    ResponderEliminar
  3. Sou imigrante (Brasileiro), quero fazer o curso de vigilante, tenho experiência com arma, mas pelo visto está difícil achar uma empresa seria de vigilância em Portugal. Ou seja, mesmo que se faça o curso, não é garantia que já se arruma um trabalho. Gostaria que alguém me indicasse se, possível uma empresa seria de vigilância. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de saber, se quem tem o curso feito no Brasil, poderá exercer a função em Portugal, desde já agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também estou querendo a mesma informação...tenho o curso de vigão aqui no Brasil e quero saber como exercer lá em Portugal de preferência no Porto onde irei morar.

      Eliminar
    2. também estou querendo a mesma informação...tenho o curso de vigão aqui no Brasil e quero saber como exercer lá em Portugal de preferência no Porto onde irei morar.

      Eliminar
    3. o curso de vilante do Brasil é nacional e não tem validade em portugal o cartão de la tem que ser do MAI. ministério da administração interna

      Eliminar
    4. Entao!pra quem tem o curso de vigilante do brasil aqui nao aceita. Sao outras portaria legislaçaõ diferente. nao esquece pra isso vc tem que ter todos documentos de portugal e leva tempo. no meu caso Moro in europa .5 anos na Italia fiz curso vigilante la! E aqui aceita. mas tive que mudar pequenos detalhes . isto que e feito na europa vale qual quer paises aqui. ok amigo agora Moro lisboa. abraçao

      Eliminar
  5. Estamos na mesma situação ,gostaria de trabalhar de vigilante ai,mais pelo o que ando lendo não esta sendo compensativo

    ResponderEliminar
  6. Tenho o curso de vigilante no Brasil com esse curso posso trabalhar em Portugal

    ResponderEliminar
  7. UMA PERGUNTA SO VIGILANTE E TRABALHO NUMA PORTARIA E ATE FAÇO VENDAS PRO CLIENTE DO PRODUTO QUE ENTRA NAO RECEBO FUNDO DE CAIXA QUERO SABER E SE POR LEI E PERMITIDO UM VIGILANTE NORMAL TRABALHAR CM DILHEIRO OBRIGADO EURICO .

    ResponderEliminar
  8. Eu também tenho mesma duvida sera que com o meu curso de vigilante aqui do brasil eu consigo trabalhar em Portugal já estou nessa de vigilante 10 anos aqui no brasil eu e minha esposa estamos querendo mudar ir para Portugal ....desde já agradeço quem poder me responder abraços

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite,
    Busco informação sobre quais são as melhores entidades formadoras na área da segurança privada ou as que têm mais prestígio? E gostaria também de saber se já estão previstos para 2018 (e em que cidades) o início de cursos de formação de vigilante e segurança/porteiro. Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Boa noite!
    Me chamo Flávio Walher
    Sou brasileiro e tenho o título de residência família a 2 meses cá em Portugal.
    Validade de 5 anos.
    Eu posso fazer o curso de vigilante com esse meu cartão? Ou tenho que ter outro documento?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  11. Até agora não achri a rerpires vale ou não o curso de vigilante su em Portugal

    ResponderEliminar
  12. Gostaria de saber se o certificado da policia federal brasileira, do curso de vigilante vale em portugal? ou tem que validar ?

    ResponderEliminar